nota:
entre Março, Abril e Junho de 2004 publiquei no blog Geografismos os textos a seguir citados




convento de santa clara, cidade de évora
[2003-2004. AMARCORD]



Amarcord é um filme de Fellini. Traduz-se por Recordar. Recordo Santa Clara enquanto lugar fundador do Geografismos, foram tempos excepcionais.

Em 2004 com a desculpa das comemorações do 25 de Abril procuraram-se imagens de Évora e da Escola Básica 2,3 de Santa Clara, ex-Convento de Santa Clara; imagens que recuassem trinta anos no tempo. Este é o «Amarcord» do Geografismos.



[Imagem cedida pelo Arquivo Fotográfico da C.M. Évora]

As fotos são anteriores ao 25 de Abril. Informações seguras remetem a data das três imagens (pátio e duas salas) para o começo da década de setenta, entre 1970-74. Quase todos os pais dos meus alunos de sétimo ano passaram por aqui. Servirá para reverem o seu espaço.

O Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora cedeu fotografias muito saborosas para uma exposição singela e muito digna na sala 7. Professores com mais memória emocionaram-se. Fizemos uma manhã de evocações e quase nos esquecemos do «toque a feriado» - a expressão «toque a feriado» é cinco estrelas, não é? - que nos chamava para continuar a dar as aulas da manhã.

Digo-vos que levei imenso tempo a observar pequenos nadas, escutando grandes estórias. Aquando da procura destas imagens contou-se a história (pouco ou muito especulativa, não sei) de que os fotógrafos da cidade, no decorrer mais alvoraçado dos acontecimentos, dedicaram-se mais a casamentos e outros acontecimentos sociais, razão pela qual encontramos poucas fotografias disponíveis nos Arquivos Fotográficos...



[Imagem cedida pelo Arquivo Fotográfico da C.M. Évora]


[Imagem cedida pelo Arquivo Fotográfico da C.M. Évora]


Maria Etelvina Martins. Em 8 de Março evocou-se a sua memória. Foi a Directora da então chamada Escola Preparatória de Santa Clara entre 1981-1992. Este é o dia da sua memória e, portanto, o Dia da Escola.

Comemoraram-se 25 anos de aulas e 552 anos de existência. Muitos e muitos «Armacords».










[ história e pré-história da escola: ]



A minha E.B. 2,3 de Santa Clara localiza-se no centro histórico da cidade de Évora. Este, contido dentro de muralhas, forma um conjunto urbano homogéneo. Organizado através da estrutura medieval, resultante da primitiva rede viária romana, harmonizam-se na sua malha a arquitectura popular e os inúmeros monumentos militares, civis e religiosos. Habitam-no, actualmente, mais de 11.000 pessoas.


"O Convento de Santa Clara foi fundado no ano de 1452, pelo bispo de Évora, D. Vasco Perdigão, no antigo Paço dos Falcões.

Sofreu estragos de certa monta em Maio de1663, durante o cerco da cidade pelo exército castelhano de D. João de Áustria, e no dia 1º de Dezembro de 1755, quando do terrível sismo que destruiu Lisboa .

[ ... ] Atendendo ao seu grande valor arqueológico e histórico, foi entregue, em 1951, ao Ministério da Educação Nacional que nele instalou a Escola Industrial e Comercial de Évora, que funcionou até 1971.

No ano lectivo de 1968/69 foi criada a Escola Preparatória André de Resende, no edifício de Santa Clara (funcionando em simultâneo com a Escola Industrial e Comercial, durante dois anos), onde se manteve até 1978/79.

Em 1979, ocupando o velho edifício conventual, foi criada a Escola Preparatória de Santa Clara que passou a Escola Básica 2,3 de Santa Clara, no ano lectivo 1993/94."


[in Homepage da EB 2,3 de Santa Clara, Évora
resumo, tabulação e negrito no texto por Geografismos]












[ de convento a escola: a actual escola básica de santa clara ]



A comunidade religiosa de Santa Clara foi a última, em Évora, a encerrar as suas portas, facto que se verificou em 9 de Maio de 1903, por morte de Maria Ludovina do Carmo, única freira então existente.

O edifício, após ter estado encerrado durante alguns anos, foi entregue ao Ministério da Guerra que nele instalou quartéis nos anos de 1911 a 1936.

Depois de restaurado pelo Ministério das Obras Públicas e atendendo ao seu grande valor arqueológico e histórico, foi entregue, em 1951, ao Ministério da Educação Nacional que nele instalou a Escola Industrial e Comercial de Évora, que funcionou até 1971.

No ano lectivo de 1968/69 foi criada a Escola Preparatória André de Resende, no edifício de Santa Clara (funcionando em simultâneo com a Escola Industrial e Comercial, durante dois anos), onde se manteve até 1978/79.

Em 1979, ocupando o velho edifício conventual, foi criada a Escola Preparatória de Santa Clara que passou a Escola Básica 2,3 de Santa Clara, no ano lectivo 1993/94.

[in Homepage da EB 2,3 de Santa Clara, Évora
resumo, tabulação e negrito no texto por Geografismos]












[ pais e filhos. o deus tempo ]



"Tenho continuado a seguir a mais dinâmica e prometedora realidade da blogosfera eborense: o "GEOGRAFISMOS" e a sua comunidade de blogues escolares, protagonizada pelos alunos da Escola de Santa Clara.

O meu entusiasmo, e porque não dizer a minha ternura, nasce de várias fontes. Desde logo essa afinidade de base que é ter sido aluno da escola durante dois anos, e curiosamente companheiro de turma de vários progenitores de alguns dos blogueiros agora lançados no projecto do "Geografismos". Foi há muitos anos, mas o passado nunca deixa de estar presente, como diz o poema de T. S. Elliot que deu o título de uma revista que por vezes aqui tenho citado - o "Tempo Presente".

Depois a circunstância de, passados anos, bem longe daqui, ter sido professor - sete anos da minha vida, sete... e ainda hoje sinto que nada do que fiz me encheu a alma como essa experiência diária, cheia de alegrias e frustrações, em que uma pessoa se dá inteira para aprender com outras, que nos olham na ilusão e na esperança de sermos nós a ensinar-lhes qualquer coisa; expectativa a que temos que responder, envergonhadamente...

Não falo da convicção racional de que o ensino é hoje o principal terreno da guerra que temos de travar, se queremos ter a sociedade e o país que sonhamos ter. Mas isso vem por acréscimo - nunca consigo afastar-me do ensino.

Finalmente, confesso a sensação afectuosa e divertida de vê-los crescer, crescer... sinceramente, nem a revelação crua do tempo que passou se sobrepõe a essa alegria; um homem passa, mas a vida infinitamente se renova.

Já tinha ironizado aqui sobre essa impressão, quando descobri o blogue do filho do Jaime. Não seria capaz de o reconhecer, evidentemente, mas sorri ao lembrar o rapazinho que o Jaime Nogueira Pinto me apresentou, há tantos anos, lá no Campo Grande, ainda a Zézinha era só dona de casa.

E agora, nestes "Geografismos" eborenses, encontrar um blogue do João Roma traz-me à lembrança outro tempo ainda mais antigo, quando a pequenada jogava à bola no jardim do Largo de São Mamede, ali bem perto da Rua da Mouraria (o pai Roma era então muito mais dedicado ao futebol do que às Finanças)... e a Patrícia - ai de mim! - os pais dela são muito mais novos do que eu..."


in O sexo dos anjos
sublinhados do geografismos













[ Junho, 2004 ]



Arte e ciência. Os primeiros passos com «Recriações».

A Galeria de Exposições do Inatel, rua Serpa Pinto, é um daqueles prédios apalaçados muito comuns em Évora. É o local adequado para vermos os trabalhos que o professor Vitor Maltinha criou com os seus alunos do 5ºH, 6ºD, 6ºG e 6ºB de Santa Clara. O evento chama-se Recriações e pode ser visto de 7 a 11 de Junho (10h00-12h00 e 14h00-18h00).







Arte e Ciência é o género de misturada que mais me interessa. O facto de alunos entre os dez e onze ou mais anos criarem com as mãos artefactos sustentados num fundo elementar de matemática e geometria elementar fascina-me e creio que justifica a ida a uma exposição como esta. Para já não dizer que a sensibilização para a ciência passa muito por aqui (uma questão de intervenção política, à maneira de Carl Sagan e outros...). Parabéns ao extraordinário Vitor Maltinha e seus alunos.














[ a minha évora ]